Salmo 59.9-17
Pois a sua ira só dura um instante, mas o seu favor dura a vida toda; o choro pode persistir uma noite, mas de manhã irrompe a alegria (Sl 30.5).
Existe uma música que diz o seguinte: “Pro dia nascer feliz / Essa é a vida que eu quis / O mundo inteiro acordar / E a gente dormir”. A letra desta música fala que um dia feliz acontece quando podemos deitar e dormir pela manhã enquanto todos estão se levantando para trabalhar. Realmente isso pode até ser bom quando estamos de férias e ficamos acordados até mais tarde, sem a preocupação de levantar cedo no dia seguinte. Mas, para dia nascer feliz, é bom que nos levantemos cedo. Quando o dia nasce, também nasce uma nova esperança e oportunidade para cada um de nós. Se o dia nasce feliz, teremos grande chance de ter uma tarde e noite abençoada.
Um dia nasce feliz quando pela manhã falamos com Deus através da oração. Como Davi disse no Salmo 5.3: “de manhã te apresento a minha oração e aguardo com esperança”. Em nossa oração devemos agradecer a Deus por mais um dia de vida que ele nos proporciona. Agradecer pela sua misericórdia que se renova, pelo seu grande amor por nós. Mas se algo nos aflige bem de manhã também podemos clamar o auxílio de Deus, pois ele é nosso refúgio, abrigo seguro nas dificuldades.
Quando acordamos, precisamos também vigiar nossos passos para que não seja um dia de afastamento do Senhor. Quem faz o que é mal desde cedo, já dá lugar à maldade em seu coração. Foi de manhã, cedo, que os chefes dos sacerdotes e líderes religiosos do povo tomaram a decisão de condenar Jesus à morte. De manhã, o assassino, o adúltero, o ladrão se levanta e fica à espera de uma oportunidade para cometer o mal. Por isso, bem cedo devemos buscar o auxílio de Deus para andar em seus retos caminhos todo o dia.
Quando o dia nasce melhor do que ir dormir é levantar na presença de Deus e anunciar seu amor leal.
Quando Deus está presente o dia nasce feliz.
segunda-feira, 19 de setembro de 2011
domingo, 18 de setembro de 2011
Deuteronômio 11.18-19
Andarei em verdadeira liberdade, pois tenho buscado os teus preceitos (Sl 119.45).
Existe muita religiosidade no mundo, mas infelizmente poucos estão dispostos a um verdadeiro compromisso com a verdade bíblica. Muita gente quer saber de Deus, mas poucos leem a Bíblia que é a Palavra de Deus. Poucos querem ouvir o que Ele realmente tem a lhes dizer. Mas será possível conversar com Deus? Como será a experiência de falar com Deus e ouvir o que Ele tem a dizer para nós? Se através da oração falamos com Deus e ele nos ouve, através da leitura da Bíblia encontramos a forma mais direta para ouvirmos o que Deus tem a nos dizer. Você conversa com Deus? Para que esta conversa não seja um monólogo, precisamos ouvir sua voz através da leitura bíblica.
O texto de Deuteronômio 11 ensina que a única forma de nosso coração não se desviar por caminhos enganosos é dando o real valor aos mandamentos de Deus escritos em sua Palavra. O texto afirma que devemos gravar no coração e na mente o que a Bíblia ensina. Também devemos ensinar esta mensagem aos nossos filhos diariamente. Ensinando ao deitar e ao levantar, em casa ou viajando.
A Palavra de Deus é o manual, o guia da nossa vida. Ela é a luz que ilumina nosso caminho. Luz que dá sabedoria à vida. Só uma coisa pode superar a experiência adquirida pela idade. É a prudência adquirida pela sabedoria da palavra. “Tenho mais entendimento que os anciãos, pois obedeço aos teus preceitos” (Sl 119:100).
O estudo da Bíblia traz alegria e vida plena. Vitalidade depende diretamente de Deus. Quando lemos a sua palavra, os sentimentos de angústia, tristeza e morte dão lugar à vida. Muitos salmistas clamaram a Deus em tempos difíceis e suas palavras eram: “vivifica-me, segundo a tua palavra”. No momento do sofrimento podemos nos consolar nas promessas de Deus. É preciso ter um compromisso com a Palavra de Deus. Precisamos ler, meditar, praticar e anunciar a Palavra.
A maior riqueza que alguém pode possuir é a sabedoria proporcionada pela Bíblia.
segunda-feira, 12 de setembro de 2011
Assinar:
Postagens (Atom)